É o vetor do clima organizacional, é o mediador para a conciliação dos interesses dos funcionários com os da serventia, é o que cuida dos profissionais como pessoas, alinhado como os objetivos da serventia. A qualidade poderá ser aferida se alcançado êxito na implantação do Programa de qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
A gestão de qualidade de vida no trabalho demanda tempo e esforço dos gestores de Recursos Humanos porque as pessoas têm verdades e comportamentos individuais baseados em crenças e convicções consolidadas no decorrer da vida e que precisam ser modificados, inclusive das que compõem a administração da empresa.
A adesão às ações demanda persistência e ocorre em compasso lento, principalmente àquelas que dependem exclusivamente da ação do próprio interessado, como: cuidados com saúde, higiene, auto-conhecimento, cidadania, responsabilidade social, valorização do lazer, esporte e cultura.
O QVT, como qualquer outro sistema de qualidade, possui vários modelos, com critérios indicadores da sua existência e eficácia. O que tem critérios mais objetivos é o conhecido como QVT de Walton. Os critérios são:
A condução desses trabalhos é feita pelo gestor do departamento de recursos humanos, seguindo as diretrizes dos valores da serventia e o planejamento anual definido pelo oficial. Dentre as funções, deveres e tarefas básicos do setor de recursos humanos, estão as de:
- ser agente facilitador da motivação das pessoas (porque este processo não é imposto) alinhada aos objetivos da serventia, ou seja, orientar para a adequação dos objetivos pessoais aos da empresa.
- representar a serventia nos processos de recrutamento, admissão, desligamento e retenção de talentos;
- estruturar e aplicar pesquisa de clima organizacional, analisar o resultado e propor ações.
- fazer orçamento anual destinado suportar as ações do setor;
- zelar pela saúde física e emocional do grupo de trabalho;
- estruturar e manter o espaço físico e o comportamento do grupo de trabalho de maneira a atender as exigências legais relacionadas à saúde e segurança no trabalho;
- assegurar o cumprimento de todas as exigências legais relacionadas ao contrato de trabalho;
- participar do planejamento e verificar a eficácia dos treinamentos;
- estimular o estabelecimento de relações interpessoais no trabalho saudáveis;
- planejar e zelar pela segurança no emprego, enquadramento da pessoas no trabalho de acordo com o perfil;
- especificar funções, descrever competências;
- contribuir na formação de crenças e valores que dignifiquem o indivíduo e a empresa.