Segundo Oficial de Registro de Imóveis de Ribeirão Preto
Notícias
Registro de Imóveis, Você pode, e deve, ser ouvido

Registro de Imóveis, Você pode, e deve, ser ouvido

Se você utiliza ou utilizou os serviços prestados pelos Registros de Imóveis e está insatisfeito, agora você tem mais um canal para realizar suas reclamações!


Os Registradores de Imóveis criaram mais um canal para facilitar o acesso da população ao seu trabalho. Tudo feito para que o serviço prestado no Registro de Imóveis seja sempre o melhor possível!

Para que isto seja possível, além dos meios de reclamação já existentes, o Registro de Imóveis desenvolveu uma nova ferramenta de fiscalização instantânea: “o mecanismo de reclamação”.


Este novo canal de comunicação se destina às reclamações sobre o atendimento. Ou seja: reclamações relacionadas à qualidade do atendimento dado pelos cartórios de registro de imóveis; à demora no atendimento; ao tempo

despendido para a realização do registro; à prestação de informações; dentre outros. 


Primeiramente, a reclamação é destinada ao Registrador de Imóveis. Caso necessário, poderá, na sequência, ser enviada à Associação de Registradores de Imóveis. Por fim, caso ainda haja insatisfação, poderá ser encaminhada à Corregedoria Geral de Justiça, que é o órgão fiscalizador da atuação dos Registradores de Imóveis. 


Contudo, se a insatisfação se referir às exigências feitas pelo Registro de Imóveis, por não ter sido registrado o título, o caminho a ser seguido não é este novo canal de reclamação, mas sim o procedimento administrativo de Suscitação de Dúvida. As informações sobre como proceder neste caso também estão disponíveis no site abaixo mencionado, no tópico “Dúvida Registral”.


O canal “Mecanismo de Reclamação” é uma oportunidade para melhorar os serviços prestados pelo Registro de Imóveis, o que somente será possível com a participação da população, dos usuários do serviço registral!


Esta ferramenta foi criada espontaneamente pelos registradores de imóveis, com um único objetivo: realizar o serviço da melhor forma possível para a comunidade. Com agilidade, segurança e conveniência! 


Por este canal, todo e qualquer cidadão que utilizar os serviços de registro de imóveis poderá realizar uma reclamação/sugestão, bastando acessar o site.


Contribua para a melhoria dos serviços do Registro de Imóveis. Acesse: https://www.registrodeimoveis.org.br/mecanismo-de-reclamacao.


Por Mari Lúcia Carraro Oficiala do 2º Registro de Imóveis de Ribeirão Preto/SP